sexta-feira, 9 de outubro de 2015

"Chico-espertismo" de condução!

No seguimento do último post, achei por bem partilhar convosco um dos temas que mais esgota a minha paciência: o trânsito!

Quem me conhece, sabe que conduzir, para mim, é um momento de expurgar todos os meus males. O controlo sobre a velocidade, sobre a direção, sobre o destino deixa-me bastante confortável, mas os "obstáculos" que encontro pelo caminho levam-me à loucura. Para mais, o trajeto que percorro é um dos melhores exemplos do "chico-espertismo" (perdoa-me o roubo, Z, mas não passa disso mesmo!). 

Para que vos consiga demonstrar a verdadeira prova da minha "queixinha", aqui fica um dia normal na minha existência, com um aviso conhecido:

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É PURA E MERA.... VERDADE!!

O despertador toca! O despertador toca! E o despertador toca!
Acordar é uma experiência penosa que não me habituo por mais vezes que a repita. E a batalha leva, inevitavelmente, a que saia de casa sempre com 7 minutos para chegar ao emprego! Ora, não é fácil... mas não seria impossível, se tivesse o caminho só para mim!

A experiência começa logo à porta do prédio. Costumo deixar o carro paralelo ao passeio e com espaço razoável entre os carros, mas, por qualquer motivo, os meus vizinhos decidem apertar um bocadinho mais. A real vontade? Bater-lhes na traseira quando tiro o carro, mas a culpa seria minha e a multa tende a ser... chata, na falta de melhor termo. 
Nem 50 metros mais à frente, deparo-me com o segundo obstáculo:
Não sei se será característica do bom 'Tuga, mas sempre que há o sinal de rua sem saida, a malta pensa que pode estacionar como lhes dá na veneta. Ambos os lados do caminho ocupados, sem qualquer preocupação se passam carros ou não. Mais valia colocarem um sinal de parque de estacionamento - poupavam tinta no sinal e dinheiro na licença. Acaba por ser uma prova para testar até que ponto conhecemos as medidas do carro. A chatice é quando temos uma banheira em vez de um mini... enfim!

Ao chegar à rua principal, deparo-me com uma das piores invenções de todos os tempos: rotundas!! Pior - uma rotunda seguida de triângulo com 3 saídas!!!
Gostava que me explicassem como é que alguém concluiu que colocar um círculo no meio de uma estrada ajuda a escoar trânsito. Analisando a questão, vejamos os prós e contras:
Prós:
  1. hummmmm....
  2. continuo a pensar....
  3. não, não me vem nada à ideia!
  4. ah, já sei!!!! .... desculpem, estava a pensar num carrossel!
Passemos aos contras.
  1. náusea e tontura;
  2. confusão sobre quem entra primeiro (sim, porque ninguém espera por ninguém, mesmo quando há uma rotunda no caminho);
  3. alguém sabe dizer em que faixa me coloco se sair na 2ª saída????
  4. passadeiras à saída da rotunda! nem vou desenvolver este tema, senão não saíamos daqui!
  5. as poças de águas que ficam das fontes maravilhosas construídas no centro e que nunca estão ligadas!
  6. a sinalização cujo intuito é ajudar, mas contribui para o aumento da náusea!
Pois, a votação é unânime! Mesmo assim, tenho que ultrapassar a bendita rotunda todos os dias! E sempre atrás de alguém que decide percorrer esse círculo infernal à velocidade torpedo de 20 Km/h!

Regressando à linha reta, permito-me acelerar um pouco para compensar o tempo perdido até então. O carro sofre, porque as estradas apresentam mais buracos que a renda portuguesa, mas consigo queimar preciosos minutos na minha odisseia. 

Eis que chega à fatal, mortífera e inigualável rampa de subida com semáforo! Pois é, meus amigos, nada melhor que um ponto de embraiagem para começar o dia!! Ainda que possa admitir que me safo melhor a cada dia que passa (muitra prática, como devem calcular), os condutores que me antecedem não devem partilhar da mesma opinião. Entretanto o sinal fica amarelo e o filha da *%&$ que deixou o carro ir abaixo e levou 3 tentativas até arrancar, passa e eu fico à espera que o semáforo vire novamente! Que karma!!!

O resto do caminho pode ser descrito em 4 palavras: mulheres, taxistas, camiões e idosos!

Recentemente, desenvolvi uma aversão aos idosos no período entre as 08h30 e as 09h30! Perdoem-me todos os idosos que conheço (se bem que as pessoas que conheço são apenas jovens de tenra idade com cabelo esbranquiçado!!), mas o mundo não acaba se não forem às compras às 08h45 da manhã!!!
Ainda que a missão seja entrar no LIDL, Pingo Doce ou MiniPreço ao toque de entrada, o caminho para lá é feito com vagar e zelo... em demasia!! Não avançam a mais de 40Km/h, travam quando o semáforo fica amarelo e dão cedência a toda a gente. TODA A GENTE!!! 

Já vos disse que tenho 7 minutos para chegar ao emprego?!


Em relação às mulheres, uma pequena ressalva, pelo bem da minha integridade fisica:

[Meninas, sei que irei falar contra o nosso género, mas há verdades que, embora custem, temos que as admitir! A maioria das mulheres é uma nódoa a conduzir! Temos poucas que são excelentes condutoras e equilibram a balança, mas Minha Nossa Senhora - as más são mesmos MÁS!!]

Para contextualizar, é importante referir que tenho uma escola no caminho para o emprego. Portanto, existe uma condicionante muito importante neste ponto: mulheres a conduzir com crianças no carro!
Como se já não fosse suficientemente mau ter uma mulher a conduzir à minha frente, tenho uma mulher que assume todos os cuidados (necessários e desnecessários) para chegar à escola sem perigo. A questão é que tudo o que faz É um perigo! Travar de repente, virar sem pisca e manobras difíceis, feitas o mais devagar possível!

Entretanto aparece um camião que foge às autoestradas para evitar as scuts e que dificulta todas as manobras, visto que as nossas estradas não foram feitas para veículos com medidas acima do comum carro de família.

Tudo a ajudar! E o relógio não pára!

Eis que chego à reta final! Ao derradeiro quilómetro! 
Avisto o edifício e penso que será possível não atrasar mais! Estou aliviada que terminou! Mas..... uma única passadeira, colocada estrategicamente a meio da reta, revela-se um obstáculo à medida! 
Já alguma vez sentiram que, quando estão a aproximar-se da passadeira, aparece toda uma multidão para passar que não estava lá no minuto anterior? Pois, acontece comigo! 
Quase arriscaria a dizer que se trata de um grupo de militantes que se esconde pacientemente a aguardar a minha aproximação, só para que eu possa resfrear a minha ânsia de chegar a tempo e horas. 

E chego ao destino. 13 a 14 minutos atrasada, com os consumos do carro no máximo devido aos inúmeros "pára - arranca" e frustrada, Muito frustrada! Ainda por cima, terei que repetir tudo no caminho para casa!


O único aspeto positivo acaba por ser os inúmeros sorrisos e gargalhadas que proporciono ao Z no decorrer de toda a viagem! Ao menos que alguém saia feliz desta experiência!


Beijinhos e abraços,
J

P.S:
Realizar esta travessia por mares de asfalto pode ser um perigo ainda maior quando decidimos expressar o nosso desagrado para com os outros condutores. Assim, se souberem pelo JN a notícia de uma jovem que foi atacada de forma violenta enquando conduzia de manhã para o trabalho, não se espantem! Serei eu, certamente. Pelo menos, estou a por-me a jeito!
Mas, carago, não me calo!!!

2 comentários:



  1. J.

    "muitos parabéns!" pela escrita e pela pertinência do tema.
    em tempos, também eu dissertei sobre o dito (aqui).

    cumprimentos e abr@ço ao "Z"
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e não se faça estranho à nossa "casa"!

      Eliminar